/* Analytics ----------------------------------------------- */

Páginas

Aplicação de lixa


Pode parecer que no modelismo em papel a aplicação de lixa não tem razão de ser, mas há algumas situações onde se pode e deve, aplicar. Além disso a lixagem é uma tarefa comum noutros tipos de modelismo.

Nos modelos em papel que fiz até agora utilizei lixa no Kraz 255B e no Variag.
No Kraz, praticamente em todas as peças visto o modelo ser totalmente pintado. No Variag para correções e acerto do perfil das várias peças cortadas a laser que formam o costado.

Para o primeiro utilizei lixa com grão de 400 e no Variag, grão de 120.

Da folha da lixa corto várias tiras...


...que aplico numa metade de uma mola da roupa colando as pontas com cianoacrilato ou cola de contacto.


Assim tenho vários formatos de suporte num só. Uma ponta fina, uma superfície plana e pequena no lado oposto e uma superfície plana  maior, ao comprimento da mola.
Claro que, caso seja necessário maiores superfícies de lixagem, outros suportes se podem utilizar, mas para o tamanho normal dos modelos em papel considero a mola da roupa de comprimento ideal.

E outra vantagem não menos importante, o aproveitamento total da lixa que é obtido rodando a lixa no suporte conforme se vai desgastando.

Este método permite um trabalho mais limpo e rigoroso do que aplicar lixa diretamente com a mão.


Bons modelos


Zé Reis

1 comentário:

  1. Desta nunca me tinha lembrado, geralmente colo a um pedaço de balsa ou de plástico. Aproveitar a forma damola para poder lixar zonas lisas ou recantos está muito boa...

    ResponderEliminar